Entenda a diferença entre os principais índices de inflação

Folha Online


IGP-DI: Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI)
Calculado pela FGV, é um indicador do movimento dos preços que serve de termômetro da inflação no Brasil. É usado como referência para correções de preços e valores contratuais.


IGP-M: Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M)
Calculado pela FGV, reflete a evolução dos preços de atividades sistematicamente pesquisadas (operações de comercialização em nível produtor, varejo e construção civil).


INPC: Índice Nacional de Preços ao Consumidor
Calculado pelo IBGE, tem como objetivo acompanhar a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias residentes em áreas urbanas, com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos, cuja pessoa de referência é assalariada.


IPCA: Índice de Preços ao Consumidor Amplo
Calculado pelo IBGE, também possui como objetivo acompanhar a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias residentes em áreas urbanas, porém com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos.


IPC: Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo
Calculado pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), tem como objetivo acompanhar a evolução do custo de vida das famílias paulistanas. Estima a variação do custo de vida das famílias com renda familiar entre 1 e 10 salários mínimos.